Conheça as principais oportunidades de negócio sustentáveis e os pontos positivos de se trabalhar com os princípios da sustentabilidade.

Sustentabilidade e o mundo dos negócios

Por muito tempo acreditava-se a questão da sustentabilidade como oportunidade de negócio não era vista como uma possibilidade, pois custava caro manter uma empresa nos moldes sustentáveis e por isso, apenas grandes organizações conseguiriam manter um negócio nos moldes do conceito de sustentabilidade.

Porém, novos tempos vieram e as empresas que não conseguem se adaptar a uma produção mais limpa e socialmente justa, acabam correndo o risco de perder demandas e competitividade no mercado, afinal o consumidor está cada vez mais atento às questões que envolvem a sustentabilidade.

Muitas são as oportunidades de negócios sustentáveis atualmente e para encaixar a sua empresa nesse conceito, é preciso apenas compreender onde ela se enquadra dentro de tantas possibilidades. Destacamos algumas das principais tendências de sustentabilidade como oportunidade de negócio, para te ajudar a tornar sua empresa sustentável e consequentemente mais competitiva no mercado.

Negócios com crescimento sustentável

A lógica do crescimento aliada à conservação, fez com que as empresas que demandam muitos recursos naturais, adotassem práticas sustentáveis, como por exemplo: reaproveitamento da água, eficiência energética e gestão de resíduos sólidos.

Ecoeficiência

A ecoeficiência nada mais é do que o uso inteligente dos recursos, logo, empresas ecoeficientes buscam diminuir impactos nos sistemas de produção através da redução e otimização, como por exemplo: aproveitamento da luz do sol nos ambientes, uso de fontes de energia renovável como placas solares, gestão de água e também a reciclagem de resíduos sólidos, atendendo a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Usufruir é melhor que possuir

Os produtos tradicionalmente comercializados em pontos de venda físicos ou digitais, estão passando por transformações após o surgimento de empresas que praticam leasing, alugam ou cobram taxas para que você utilize um bem. Como um bom exemplo dessa prática, temos as empresas de compartilhamento de bikes e patinetes em áreas públicas da cidade. Hoje, “usufruir” passou a ser mais importante do que “possuir”.

Adotar práticas de preservação

A licença ambiental é uma das ferramentas que fundamenta a operação de uma empresa e permite tomar conhecimento das possíveis fontes de poluição e de riscos existentes. Já a apresentação de relatórios é uma grande oportunidade de comunicação com os consumidores, que por sua vez estão preocupados cada vez mais com a sustentabilidade. Logo, adotar e comunicar as práticas de preservação ambiental, passou a ser uma condição imprescindível do mercado também para pequenos negócios.

Mulheres na economia

É crescente o número de mulheres empreendedoras no Brasil. Elas têm conquistado cada vez mais espaço, seja nos empreendimentos ou no mercado consumidor, elas vem se fortalecendo nas decisões de compra.

Colaborar é melhor que competir

Atualmente a palavra de ordem deixou de ser competição e foi substituída por colaboração. As novas tecnologias, os sistemas open-source, o fenômeno das redes sociais e das novas mídias, plataformas de inovação aberta, trouxeram fluidez e mais flexibilidade na gestão das organizações, mostrando que as parcerias trazem muito mais vantagens para os negócios.

Brasilidade para alavancar negócios

Marcas nacionais que afirmam a identidade brasileira tem se tornado grandes símbolos globais e, segundo especialistas, os pequenos negócios que apostam na brasilidade, seja no sabor, nos cheiros, nas cores ou seja, na cultura do Brasil, tem possibilidades reais de ver seus negócios alavancarem de forma significativa.

A partir destas tendências, é possível observar que na verdade, o maior objetivo de uma empresa sustentável não é somente o lucro. De fato, lucrar é parte essencial para que a empresa cumpra sua missão, mas dentro dessa missão tem que haver outros objetivos além do econômico.

Hoje, uma organização de sucesso tem que estar engajada com a comunidade, preocupada com a vida de seus gestores e funcionários, buscando sempre um equilíbrio entre o ambiental, o social e o econômico.