7 dicas para uma empresa mais sustentável em 2020

 

7 DICAS PARA UMA EMPRESA MAIS SUSTENTÁVEL EM 2020

A preocupação com a sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço nas organizações, o assunto é realmente importante.E o que não faltam são estudiosos que alertam a respeito da finitude de recursos naturais e sobre a importância das empresas planejarem um futuro mais sustentável para serem menos nocivas ao meio ambiente.

Por isso, listamos aqui 7 dicas para a sua empresa ser mais sustentável em 2020. E a boa notícia nisso tudo é que medidas simples já fazem uma grande diferença, e também podem ser boas para o bolso. Vamos lá?

 

  • Reduza o consumo de descartáveis:os copos e talheres são os principais “vilões” nesse assunto. Se a sua empresa possui uma copa, verifique a possibilidade de adquirir talheres de metal e louça, para que assim seus funcionários os utilizem durante almoços, cafés e confraternizações;

 

  • Uso consciente de papel:com o constante avanço da tecnologia, inúmeros documentos podem analisados, enviados e assinados eletronicamente, eliminando a necessidade de impressão. Outra dica importante é aproveitar papeis com erros de impressão ou que já não são mais necessários como rascunho para algumas anotações no dia-a-dia.

 

  • Atenção a infraestrutura:é fundamental analisar a estrutura física do seu negócio para eliminar possíveis focos de desperdícios de água e luz. Torneiras com temporizadores, muito utilizadas em shoppings centers, são uma boa alternativa. No que diz respeito à energia elétrica, é importante escolher lâmpadas econômicas, como as de LED. Também deve-se estar sempre atento à manutenção de aparelhos de ar-condicionado, que além de tudo, podem aumentar consideravelmente a conta de luz em períodos mais quentes do ano;

 

  • Configuração de impressoras:quando for necessário imprimir alguma coisa, dê preferência a utilizar os dois lados do papel. São vários os modelos de impressora que permitem esta configuração de maneira rápida e simples;

 

  • Separação do lixo:a separação do lixo entre orgânicos e recicláveis é uma boa maneira de facilitar a reciclagem e de quebra, evitar a degradação do meio ambiente, por meio da economia de matéria-prima que serve para fabricação de outros produtos. Além disso, você estará contribuindo para o fortalecimento da economia de cooperativas locais de reciclagem e para a melhoria de vida dos catadores.

 

  • Busque parceiros sustentáveis:nenhuma empresa é uma ilha, sendo muito difícil operar com qualidade sem a ajuda de parceiros que compartilhem dos mesmos valores. Sendo assim, busque por empresas que também tenham preocupação com o meio ambiente. Será uma boa oportunidade para trocar conhecimento sobre o assunto e encontrar que otimizem as organizações. 

 

  • Conscientize a equipe: é fundamental que o seu time esteja engajado no caminho para uma empresa que se preocupe com o meio ambiente. Então faça campanhas, motive os funcionários e estabeleça um canal de diálogo para envio de sugestões sobre o assunto. Você pode se surpreender com a quantidade e qualidade das ideias que podem surgir!

 

Conclusão

O objetivo deste texto foi mostrar que possibilidades não faltam para que a sua empresa se torne mais sustentável, seja ela grande ou pequena. Analise quais dicas se adaptam melhor à realidade do seu negócio, reúna o seu time de funcionários, parceiros e mãos a obra.O meio ambiente e as futuras gerações agradecem! 

 

Sobre o Universe Empresarial

 

O Universe está situado em uma região estratégica da Barra da Tijuca, com fácil acesso via transporte público. Nossa estrutura foi concebida levando em consideração a preocupação com a natureza, possuindo com vasta área verde e painéis solares que contribuem para a economia de energia. Além disso, possuímos salas que podem ser agrupadas e adequadas a qualquer modelo de negócio. 

 

Clique aqui e saiba mais sobre nós! 

1+