Métodos ágeis: o que são?

Em tempos de trabalho remoto e múltiplas demandas, ter uma diretriz a ser seguida durante a rotina de demandas contribui para uma maior organização da equipe. É nisso que se baseiam os métodos ágeis, sobre os quais falaremos aqui no blog. 

Origem e manifesto

O chamado Manifesto Ágil surgiu em 2001, quando um grupo de 17 profissionais ligados a área de Tecnologia da Informação se reuniu em Utah, estado norte-americano, e desenvolveu doze princípios e quatro valores que deveriam nortear a produção de softwares. 

 

Contudo, mesmo tendo surgido em uma área específica, percebeu-se ao longo de quase duas décadas que os conceitos poderiam ser aplicados em inúmeras outras áreas. 

 

Os quatro valores que orientam as metodologias ágeis são: 

Comunicação entre a equipe

O foco apenas em dados e ferramentas pode tornar o dia-dia frio e prejudicar a motivação e a valorização das pessoas. 

Por isso, o primeiro valor abordado no manifesto reforça a importância da comunicação entre elas entendendo isto como fator crucial para o bom andamento de qualquer projeto. 

 

Praticidade

Pensar na experiência do cliente/usuário é fundamental. Por isso, o segundo princípio aborda a questão da praticidade, citando que processos muito longos, complexos e que demandem muita burocracia são desestimulantes.

Um exemplo da influência deste conceito se faz presente nos aplicativos de instituições financeiras, sejam elas bancos ou fintechs: com poucos passos, é possível abrir uma conta e realizar transações, o que foi importantíssimo durante este período de pandemia de Covid-19.

 

Relação direta com o cliente

Construir um diálogo aberto com o seu cliente é essencial para qualquer negócio. Em linha com o que foi citado no tópico anterior, as pessoas têm cada vez menos tempo e buscam soluções que sejam rápidas e transparentes em caso de problemas. 

 

As redes sociais são ferramentas que potencializaram esta questão e “empoderaram” o consumidor. Cabe às organizações ter a capacidade de se comunicar bem e gerenciar crises. 

 

Resposta rápida às mudanças

Ter a capacidade de responder às transformações de ambiente internas e externas é fundamental em mundo tão dinâmico. A cada dia, novos problemas demandam novas soluções. Mais do que pensar em modernidade, é preciso ter uma boa dose de “jogo de cintura” para garantir uma adaptação mais fácil.  

Principais métodos ágeis 

Entre as metodologias mais implementadas, destacam-se o Scrum e o Kambam. Vamos a uma breve explicação de cada um deles: 

Scrum: neste método, o trabalho é feito por meio de pequenos ciclos de atividades dentro de um projeto. Cada um desses ciclos é previamente definido e leva o nome de Sprint, com um período determinado de tempo para que a equipe consiga executá-los. 

Existem ainda o Daily Scrum, que são reuniões curtas, de no máximo de 15 minutos, feita com todos em pé, para explicar o andamento do projeto, possíveis obstáculos e desafios, além do Sprint Meeting Review, onde o mesmo é revisado até a etapa em que parou. Por fim, temos o Sprint Retrospective, que serve para analisar possíveis melhorias no processo. 

 

Kanban: é um sistema que se baseia em cartões de diferentes cores para definir as etapas de um projeto e organizar o fluxo de tarefas. Sua principal vantagem é otimizar a produção e mitigar erros de comunicação. Cada etapa tem sua importância e uma não avança sem que a outra seja concluída.  A técnica surgiu dentro da montadora japonesa Toyota. 

Colunas com cada etapa do processo são feitas: A fazer, Em processo, Análise, Concluído. Por isso, o método também pode ser chamado de Gestão Visual. Quadros e adesivos costumam ser bastante utilizados, mas atualmente, já existem determinados organizadores de tarefas digitais que podem ser usados com esta finalidade, como o Trello

 

Conclusão 

O objetivo de apresentar as metodologias ágeis não é fazer com que, do dia para  anoite, várias empresas adotem esses ou outros métodos existentes, mas sim extrair o que há de melhor deles, adequá-los à realidade de seu negócio e conseguirem oferecer um produto ou serviço cada vez melhor para o seu público. Converse com o seu time sobre o assunto! 

 

Sobre o Universe Empresarial

O Universe Empresarial está localizado no coração da Barra da Tijuca, oferecendo salas comerciais que se adequam perfeitamente ao tamanho do seu negócio e das suas necessidades. Clique aqui e confira nossos diferenciais.

 

Acesse outros conteúdos do blog, clicando aqui.

0