O tema sustentabilidade vem ganhando cada vez mais espaço nas mais diversas organizações. No entanto, é natural que neste momento de retomada da atividade econômica, se levante a discussão a respeito da viabilidade de ser sustentável em um período de crise. Neste texto, iremos mostrar como isso é possível e mais do que necessário para o crescimento. 

 

A sustentabilidade é um bom negócio

 

Dados levantados por pesquisa da Fiep aponta que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. 70% dos entrevistados foi além e afirmou que está disposto até mesmo a pagar um pouco mais por isso. Uma demonstração clara de que a consciência ambiental vem crescendo no país. 

 

Na esteira dessa percepção, inúmeras empresas têm investido em ações de sustentabilidade, pois perceberam que, além dos ganhos para a humanidade, tais práticas trazem credibilidade e aumentam a reputação junto ao público.  

Iniciativas que fazem a diferença 

 

Se engana quem pensa que apenas grandes empresas podem adotar hábitos sustentáveis em seu dia a dia. Cada atitude vale muito e pequenas mudanças já contribuem bastante. Entre as medidas mais simples, estão: 

 

  • Uso consciente de papel: optar por documentos digitais e reduzir drasticamente o uso de papel no escritório não é impossível. São várias as plataformas que tornam isto possível e além da questão ambiental, dão maior segurança a dados confidenciais. 

 

  • Materiais descartáveis: talheres e copos descartáveis podem ser substituídos por itens laváveis, reduzindo o consumo de plástico.

 

  • Economia de energia: o simples hábito de desligar o monitor ao parar para o almoço já contribui para uma boa economia de conta de luz. Outras configurações podem ser feitas neste sentido.

 

Ações desenvolvidas no Universe Empresarial

 

O Universe Empresarial leva a questão da sustentabilidade muito a sério desde a sua criação, em 2014. Entre as principais iniciativas, podemos citar: 

 

  • Captação de energia solar feita por painéis:  auxiliam na iluminação do jardim e geram economia na luz elétrica do condomínio.

 

  • Campanhas de reciclagem: entre as que mais se destacam, está a de juntar anéis de latinhas para a confecção de cadeiras de rodas, que posteriormente são entregues a crianças carentes com necessidades especiais. 

 

 

  • Coleta seletiva: separação e organização do lixo do condomínio.

 

Conclusão 

 

Práticas sustentáveis são pautas para o presente, e não apenas para o futuro. O impacto que a humanidade vem causando na natureza é visível.

 

Em tempos de pandemia e mais pessoas ficando em casa, ficou claro que a natureza conseguiu “respirar” melhor. Vimos praias mais limpas, lagoas cristalinas e até mesmo animais que não eram vistos há bastante tempo se sentiram confortáveis para darem o ar da graça. Diante disso, implantar e incentivar medidas sustentáveis nas organizações é fundamental para fazermos juntos um planeta melhor. Reúna seus funcionários (mesmo que de maneira virtual), e converse sobre o assunto. Certamente grandes ideias irão surgir. 

 

Conheça o Universe Empresarial 

 

O Universe Empresarial está localizado no coração da Barra da Tijuca, oferecendo salas comerciais que se adequam perfeitamente ao tamanho do seu negócio e das suas necessidades. Clique aqui e confira nossos diferenciais. 

1+