Os modelos de negócios digitais vem ganhando cada vez mais espaço. Dinâmicas e inovadoras, elas intensificaram seu desenvolvimento em virtude da pandemia de Coronavírus, onde várias pessoas utilizaram serviços que até então não conheciam. Existem números que reforçam este dado: segundo levantamento feito pelo portal E-Commerce Brasil, cerca de 13% dos brasileiros realizou algum tipo de compra online pela primeira vez em 2020.
Por isso, neste texto blog, iremos abordar alguns ensinamentos que este segmento nos deixa, e que valem mesmo para empresas tradicionais e já consolidadas.
A internet é uma realidade do presente
Esta é, sem dúvidas, a maior lição que podemos tirar a respeito dos negócios digitais. Se você tem uma empresa e não possui presença online, é como se ela estivesse invisível. Construir um relacionamento com o seu público, investir em conteúdo e se fazer presente são conceitos simples, que valem para todo e qualquer estabelecimento.
Ao longo de 2020, vimos vários deles finalmente se “renderem” à tecnologia, desenvolvendo soluções próprias (sites e aplicativos) ou utilizando plataformas já existentes, para conseguirem performar minimamente em um ano tão desafiador.
Testar, testar e testar
A expressão em inglês “always beta” representa bem o momento que estamos vivendo. Em se tratando de negócios digitais, onde é preciso antecipar e acompanhar tendências constantemente, é fundamental estar em aprimoramento constante, recolhendo informações e testando o que funcionar melhor.
Esta cultura de rápidas mudanças pode ser levada para qualquer empresa que deseja um maior dinamismo na implementação de novas ferramentas.
Análise de cenários
Uma das grandes vantagens de desenvolver algum projeto digital é a possibilidade de mensurar informações relevantes. Quantos cliques um anúncio recebeu, quantos downloads do seu aplicativo foram feitos, qual o horário em que sua marca é mais vista, para ficar só em alguns exemplos.
Deste modo, apostar em um modelos de negócio digital permite que você entenda com profundidade cada etapa de processos que vão vitais para o seu produto/serviço, e possa até mesmo mudar a rota a ser seguida para atingir melhores resultados.
Metodologia ágil
O conceito de metodologia ágil vem sendo aplicado em muitas empresas de tecnologia, como Startups e fintechs. O processo é estruturado com ciclos curtos de entrega, equipes enxutas e prazos para a conclusão de tarefas.
Contudo, é importante que o time tenha capacidade de se autogerir e bastante comprometimento. Entre as principais metodologias disponíveis, podemos citar o Scrum e o Kanban. Vale a pena pesquisar a respeito e se aprofundar no assunto.
Conclusão
Apostar no digital deixou de ser tendência para ser uma obrigação. Analise o seu negócio e pense de que maneira sua empresa pode aproveitar esse “boom tecnológico” para crescer cada vez mais. Existem diversos cursos e materiais a respeito do tema, que certamente darão a você e sua equipe um ótimo embasamento.
Sobre o Universe Empresarial
O Universe Empresarial está localizado no coração da Barra da Tijuca, oferecendo salas comerciais que se adequam perfeitamente ao tamanho do seu negócio e das suas necessidades. Clique aqui e confira nossos diferenciais.
Acesse outros conteúdos do blog, clicando aqui.