É um fato: a Internet está ao nosso redor. Pare e pense: no começo dos anos 2000, era comum a expressão “vou entrar na Internet”, que neste período era majoritariamente discada e bastante lenta, com milhões de brasileiros que esperavam a madrugada ou o fim de semana (a partir das 14 horas da tarde) para deixar a linha de telefone fixo ocupada e navegar pela Web, que era bem menos interessante, diga-se de passagem. Hoje a expressão saiu de cena, pois estamos sempre conectados, principalmente pelos smartphones.Saiba como a internet pode ser ideal no ambiente de negócios.

 

Números da Internet no Brasil:

Dados de pesquisa do IBGE realizada em 2018 indicam que, pela primeira vez em nossa história, dois terços da população brasileira possui acesso à Internet, com 70% da população conectada, o equivalente a 126,9 milhões de pessoas. Desse total, 56% utilizou somente o smartphone e 97% também contou com os computadores. Mesmo a população mais pobre, das classes D e E, marca presença no mundo online: 48% da população nas classes D e E, acima de 42% em 2017.

Ainda há muita margem para crescimento, sejam nos grandes centros como também na região rural, onde 49% das pessoas acessam à rede. Em termos de proporção conectada, ainda ficamos atrás de Chile, Argentina e Uruguai, que cabe ressaltar, são bem menores que o Brasil.

 

Como a internet pode melhorar o ambiente de negócios?

 

Esta expansão de acesso que temos experimentado na última década, potencializa e cria novas oportunidades para os negócios, que já vem sendo exploradas ao redor do mundo. Podemos citar como dado interessante  a ascensão dos chamados Influenciadores Digitais, que fazem muito sucesso no Instagram e realizam inúmeras parcerias de divulgação nos mais variados nichos, de gastronomia à automóveis, além das lojas de varejo, que movimentam bilhões em seus respectivos e-commerces. A pesquisa citada acima apontou que 43,7 milhões de pessoas compraram pela internet no país, o equivalente a 34% do total de usuários.

Porém, mesmo pequenas empresas que apresentam estrutura e orçamento enxutos, podem e devem aproveitar as facilidades que o mundo digital oferece.

Aqui, vamos listar 5 exemplos de como a Internet pode influenciar diretamente nos seus negócios:

  1. Comunicação com os clientes: seus clientes são tão ou mais conectados do que você. Dependendo do seu ramo de atuação, entrar em contato por WhatsApp, o mensageiro mais utilizado do Brasil, apresentando novidades e descontos é uma boa pedida. O aplicativo disponibiliza a funcionalidade de lista de transmissão, que permite disparar o mesmo conteúdo para vários números. No entanto, é importante que o material seja realmente útil e relevante para o consumidor. 
  2. Gestão de insumos/estoque: existem uma série de plataformas de gestão virtual de produtos. Elas facilitam a organização e a quantificação de itens disponíveis.
  3. Reunião com a equipe: Aplicativos como Skype e Google Hangouts, tornam possível conversar em tempo real com de qualquer lugar, bastando ter uma conexão à Internet. Isso otimiza o tempo e dá maior agilidade na tomada de decisão.
  4. Redes sociais: ter uma presença ativa em plataformas como Facebook e Instagram também é uma maneira de estar mais próximo do cliente, informando sobre novidades e solucionando possíveis problemas de maneira mais ágil e direta. 
  5. Pagamentos mobile: outra tendência que deve ganhar espaço em 2020. Aceitar o pagamento por meio de aplicativos, como PicPay, Mercado Pago e Ame oferece praticidade e segurança aos dados do consumidor.

 

Conclusão

O texto demonstrou que, a Internet ainda é um espaço que pode ser muito explorado pelas empresas,e os exemplos citados são práticos, fáceis, e podem trazer resultados amplamente positivos desde que usados com sabedoria e planejamento. Pesquise, estude e veja as estratégias que se aplicam melhor ao seu mercado. Coloque a criatividade para funcionar e mãos à obra!

 

Sobre o Universe Empresarial

Além de saber utilizar as ferramentas que o mundo digital nos proporciona, é importantíssimo que o seu negócio conte com um espaço adequado para se desenvolver e ir mais longe. O Universe Empresarial possui salas que se adequam à sua necessidade, além de uma série de serviços que já estão inclusos na taxa condominial, como central de atendimento ao condômino, concierge, help desk, central de limpeza e manutenção patrimonial. Para conhecer mais sobre nós, clique aqui.

1+