Boas ideias

É natural que empreendedores tenham inúmeras ideias que desejam implementar em seu negócio. Porém, mais do que ter uma boa ideia, é fundamental saber transmiti-la de maneira clara e de um modo que motive e estimule todos os colaboradores, afinal, eles são os responsáveis diretos pelo dia a dia e terão um papel importante na implementação de qualquer iniciativa. 

Pensando nisso, neste texto daremos algumas dicas úteis para que você transmita e ponha em prática seus planos da melhor maneira possível. Vamos lá? 

Hora da apresentação

Na hora de apresentar uma ideia para o seu time, é fundamental ser didático. Criar slides em Power Point ou em outra plataforma online, como o Canva, pode ajudar você a citar os pontos-chave da sua proposta e também facilitar o entendimento de todos na reunião. 

Quando for o caso, vale citar cases de concorrentes no segmento para ilustrar aquilo que você está tentando transmitir. Além disso, também é importante dedicar um espaço para possíveis perguntas e questionamentos. Deste modo, abre-se um canal de debate interessante e todos se sentem parte do projeto, tornando-os mais engajados. Certamente alguém pode propor algo que complemente a sua ideia de uma excelente forma ou ainda solucione alguma dificuldade de implementação.  

 

Pessoas certas nos lugares certos

Definir as responsabilidades de cada integrante da equipe, de acordo com suas capacidades e características, é importantíssimo para o bom andamento de qualquer projeto. De nada adianta designar para coordenação alguém bastante capaz em uma determinada área, porém sem capacidade de liderança ou ainda, uma pessoa de difícil relacionamento com os demais colaboradores. Estar atento a esses detalhes pode contribuir de maneira significativa para uma maior agilidade na execução de uma ideia, além de contribuir para um bom clima organizacional. 

Além disso, é importante definir junto à equipe prazos realistas para a execução e implementação da ideia. Por mais empolgado que o time possa estar, é necessário entender as demandas que já fazem parte da rotina de cada um e mais importante, o que deve ser priorizado naquele momento. Comunicação é essencial. 

Reconhecimento e confiança 

Independente da área de atuação e do nível hierárquico, todo profissional deseja ser reconhecido e valorizado pelo que faz em uma organização. Sendo assim, quando ver algo ser bem executado, elogie, incentive, estimule. E caso surja algum obstáculo no caminho, aponte os pontos a serem corrigidos e transmita confiança para a equipe. Isto fará uma grande diferença e é o que se espera de um líder/gestor. 

Conclusão 

 

O objetivo desse texto foi mostrar que transmitir boas ideias é um processo que envolve uma série de etapas, e também ressaltar a importância do trabalho em equipe para que uma boa proposta saia do papel e seja efetiva. Em tempos de Coronavírus e distanciamento social, soluções inovadoras são mais do que bem-vindas para que empresas possam se reinventar e sigam performando. 

O Universe Empresarial está localizado no coração da Barra da Tijuca, oferecendo salas comerciais que se adequam perfeitamente ao tamanho do seu negócio e das suas necessidades. Clique aqui e confira nossos diferenciais.  

1+