Sabemos que o período de distanciamento social por conta do Coronavírus tem imposto uma série de desafios para todos nós. O trabalho é sem dúvidas, um dos setores mais impactados. Diante de um momento de tantas incertezas, é importante que o gestor busque manter a equipe engajada durante o home office. Por isso, neste blog daremos algumas dicas sobre o assunto. Vamos lá? 

Diálogo é essencial 

É fundamental estabelecer um canal de diálogo com o time, alinhando às demandas que serão tocadas à distância. 

 

Além disso, também deve-se estar atento às necessidades dos profissionais buscando, entender se os mesmos dispõem da estrutura necessária para trabalhar de casa, apoiando-os da melhor forma possível. 

 

Vale ressaltar também que reuniões semanais via videochamadas podem ser uma boa pedida, especialmente em um contexto de tanta insegurança. Não faltam aplicativos para ajudar nesta missão, como o Google Hangouts, Zoom e Skype. 

A importância dos feedbacks

Ainda em linha com a questão do diálogo, é importante dar feedback a equipe sobre os trabalhos que foram entregues. Assim, fica mais fácil corrigir possíveis problemas e há mais clareza no que diz respeito às expectativas. 

Metas realistas

Independentemente do setor da sua empresa, o planejamento de metas terá que de reavaliado considerando a pandemia de Coronavírus. Diante disso, defina-os de maneira realista, sem sobrecarregar a equipe e gerar frustrações desnecessárias.  

Elogios e reforços positivos

Bonificações financeiras deixam qualquer funcionário mais feliz. No entanto, muitas vezes o reconhecimento e o elogio a um trabalho bem executado contribuem muito para dar aquele ânimo a mais ao profissional. Sendo assim, não deixe que coisas boas passem em branco, valorize. 

A importância das pausas

Em casa, é normal que haja uma mudança na dinâmica de trabalho e que ao menos inicialmente, exista uma queda em termos de produtividade. Deste modo, converse com a equipe a respeito da importância de pausas curtas, com período de “sprints” para a entrega de algum trabalho específico. 

Transmita otimismo

 

Por mais desafiador que o cenário possa ser, é importante que o gestor tente transmitir confiança para o time, enxergando o aspecto positivo e novas soluções para antigos problemas. Em breve, a humanidade irá superar a questão do Coronavírus, e certamente sairá transformada de tudo isso. Até lá, é importante não perder o pique! 

 

O Universe Empresarial fica situado no coração da Barra da Tijuca, com salas corporativas de diversos tamanhos, sob medida para oferecer a estrutura e conforto que o seu negócio precisa. Clique aqui e conheça mais sobre nós! 

1+