O LinkedIn, rede social da Microsoft  voltada para o mercado de trabalho, lançou no começo do ano um guia elencando as profissões em alta para 2020. Neste texto, listamos 6 delas, explicando um pouco sobre as particularidades e qualificações necessárias. Além disso, também iremos falar sobre como acompanhar as tendências e manter-se sempre atualizado para aproveitar possíveis oportunidades. 

Embasamento dos dados

O relatório do LinkedIn foi elaborado a partir de dados de usuários com perfil público e que tenham ocupado um ou mais cargos nos últimos cinco anos no Brasil. A empresa estudou quais foram as profissões com maior movimentação no período entre 2015 e 2019 e fez o cálculo de crescimento utilizando o número de contratações e taxa de crescimento para cada uma.

Vamos ao TOP 6 das profissões: 

  • Gestor de mídias sociais: Segundo estimativas do LinkedIn, houve um aumento de 122% ao ano, entre 2015 e 2019, de procura das organizações por este profissional. A explicação para este fenômeno é bastante palpável: nós nunca estivemos tão conectados como agora, e plataformas como Instagram, Facebook e WhatsApp fazem parte da rotina diária de bilhões de pessoas. Sendo assim, as empresas precisam cada vez mais ter um posicionamento adequado nas redes, independentemente do segmento, para estreitar relações com o seu público, além de gerir possíveis problemas de imagem.

 

  • Engenheiro de cibersegurança: A busca por este profissional cresceu 115% ao ano no período de 2015 e 2019. O número explica-se pelo crescimento da área de Tecnologia da Informação, que necessita de inúmeros profissionais para manter sistemas bancários, aplicativos e outras inúmeras funcionalidades que lidam com dados particulares, sempre seguros.

 

 

  • Representante de vendas: Aqui, cabe uma observação importante: o perfil de representante de vendas citado aqui envolve diversas competências além de boa oratória e capacidade para prospecção, abrangendo também o conhecimento a respeito de técnicas inbound e outbound marketing. A profissão teve um crescimento médio anual de 109%.

 

  • Especialista em sucesso do cliente: Customer Success, ou Sucesso do Cliente, é o  profissional responsável por garantir que as interações entre empresa e cliente gere resultados satisfatórios. Além de entregar um bom serviço ou bons produtos, o foco aqui é garantir um bom relacionamento durante todo o processo, visando a fidelização. Este profissional também necessita de noções a respeito de técnicas de inbound e outbound marketing. A demanda por este profissional cresceu 79% no período analisado pela pesquisa.

 

  • Cientista de dados (ou data scientist): Este profissional reúne, analista e comunica toda informação relevante contida nas toneladas de dados que as empresas armazenam sobre o comportamento das pessoas, sejam clientes, prospects, parceiros, entre outros. O crescimento também passa pela explosão de aplicativos e funcionalidades que reúnem nossos dados diariamente. Isso serve para que as organizações planejem estratégias a fim de serem mais assertivas ao oferecer seus produtos ou serviços. A carreira teve um crescimento anual de 78%.

 

  • Engenheiro de dados
    Para que o Cientista de Dados analise tudo, necessariamente ele precisa ter os dados. E esta é a função do engenheiro, que reúne os dados “brutos” e os repassa para que possam ser interpretados posteriormente. A profissão cresceu 75% ao ano.

 

Conclusão

As informações da pesquisa de profissões em alta do LinkedIn servem como um parâmetro para entender as transformações pelas quais o mercado de trabalho vem passado.

Sendo assim, se você busca uma colocação no mercado de trabalho, vale aproveitar este verdadeiro “boom digital” e buscar por qualificação nas áreas citadas.

Contudo, o caminho requer estudo: Leia artigos como este, faça cursos online, atualize-se! Certamente irá valer a pena.  

E se você tem uma empresa, é interessante notar também que todas as 6 profissões citadas neste blog têm alguma relação com Tecnologia da Informação e Marketing. Apesar de todas essas possibilidades, é preciso que o empreendedor saiba aproveitar  o que redes sociais e outras plataformas oferecem.

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