Sustentabilidade: conheça como funciona o sistema de painéis solares

A preocupação em ser mais sustentável há bastante tempo deixou de ser uma questão de estudiosos do setor e chegou até as organizações, que cada vez mais tentam implementar e investir em tecnologias que colaborem com o meio ambiente e preservam recursos naturais.

Uma delas é o sistema de painéis solares, que temos aqui no Universe Empresarial e sobre o qual iremos falar neste blog. 

Ideia nem tão nova assim

 

Desde a década de 1970, a discussão a respeito do uso da energia solar se encontra permanentemente na pauta de quem debate sobre sustentabilidade.

Para se ter uma ideia, Israel foi a primeira nação a desenvolver uma política pública com esse mote, mesmo com a produção sendo muito pequena nesta época. 

Como funciona o sistema? 

 

O sistema de painéis solares funciona com várias células  fotovoltaicas que são fabricadas de materiais semicondutores como o silício. Elas funcionam em um mesmo circuito, no qual atuam para converter a luz em energia. 

 

A produção pode variar de acordo com a estação de ano e a incidência de sol na região onde o painel foi instalado. Sendo assim, o posicionamento deve ser estratégico para que elas recebam a maior radiação solar direta possível, sem a interferência de sombras, aproveitando esta fonte de energia tão abundante que é o sol. 

 

Vantagens

 

Entre as principais vantagens deste tipo de operação, podemos citar:

 

 

  • Renovável: diferente de recursos como a água e o petróleo, não se tem notícias de que o sol ficará inativo nos próximos bilhões de anos. Deste modo, não é preciso se preocupar com a sua finitude. 

 

 

 

  • Disponibilidade gratuita: como se diz por aí, “o Sol brilha para todos”, é gratuito, e não necessário nenhum tipo de controle de suas fontes, como ocorre no caso das hidrelétricas, que possuem uma série de regulamentações. 

 

 

  • Energia Limpa:

    a energia solar é considerada uma maneira limpa de produzir energia. Por isso, a sua utilização representa  uma menor emissão de gases-estufa na atmosfera por outras fontes de energia.

 

 

  • Altamente duráveis: uma vez instaladas, as placas são altamente duráveis, podendo funcionar tranquilamente por até 25 anos, o que reduz drasticamente a sua manutenção. 

 

 

Conclusão

 

Como vimos, o uso da energia solar apresenta uma série de vantagens, e deve ganhar ainda mais espaço nos próximos anos, pois além de ser aliada da natureza, também é capaz de reduzir custos de organizações e residências.  

 

No Universe Empresarial, o sistema de placas abastece a área externa, garantindo um menor impacto na natureza e uma relação excelente custo benefício. 

 

Vale lembrar ainda que além da energia solar, existem uma série de medidas que podemos tomar em nosso dia-a-dia para termos empresas com um atenção especial ao meio ambiente.  

 

Nós mencionamos algumas delas em nosso texto com 7 dicas para uma empresa mais sustentável em 2020. Analise a estrutura do seu negócio e mãos à obra!

 

Conheça o Universe Empresarial!

 

Além de sermos um empreendimento com eficiência energética e que preza pelo desenvolvimento sustentável, contamos com uma série de diferenciais para o seu negócio, como a excelente localização na Barra da Tijuca, próximo ao comércio e transporte público, além da possibilidade de personalizar espaços de acordo com a sua necessidade. Acesse o link e saiba mais sobre nós!

1+