Atualmente, muito se fala em sustentabilidade e nas práticas que envolvem esse conceito, mas você já ouviu falar em sustentabilidade empresarial? Esse conceito também pode ser aplicado ao mundo corporativo. Entenda o que isso significa,
saiba como aplicar esse conceito e descubra o quão a sustentabilidade pode ser vantajosa para a sua empresa.

O que é sustentabilidade organizacional?

A sustentabilidade organizacional, nada mais é do que um conjunto de ações adotados pelas organizações com a finalidade de preservar o meio ambiente e conscientizar a sociedade sobre os impactos gerados por suas ações. Através dessas práticas, o foco é que a empresa se desenvolva economicamente, mas sem comprometer o meio ambiente e as próximas gerações.

Vale ressaltar que a sustentabilidade empresarial não pode estar focada apenas em atitudes superficiais, com o intuito de se autopromover e fazer disso apenas uma sacada de marketing. O conceito de sustentabilidade empresarial, tem que funcionar na prática e isso tem que surtir efeitos positivos. A organização deve apresentar resultados reais e significativos para o meio ambiente, para a sociedade como um todo e também para a própria empresa.

Como aplicar os conceitos da sustentabilidade organizacional?

A Universe Empresarial é um bom exemplo de sustentabilidade empresarial, afinal foi projetado para abrigar uma infraestrutura a favor da sustentabilidade. Aqui, algumas práticas sustentáveis como a reciclagem e medidas de economia de energia através da utilização de placas de captação de energia solar, contribuíram para a redução dos custos dos condôminos e claro, com a saúde do meio ambiente.

Conheça algumas práticas de sustentabilidade empresarial que você pode aplicar na sua empresa. Veja:

+ Uso de sistemas de tratamento e reaproveitamento da água.

+ Racionalização da água e da energia elétrica.

+ Reciclagem do lixo sólido.

+ Reutilização de sobras de matéria-prima.

+ Aplicação de projetos educacionais com o intuito de preservação do meio ambiente.

+ Adoção de projetos que ajudem a desenvolver educacionalmente e culturalmente a comunidade em que a empresa está inserida.

+ Utilização de materiais recicláveis para produzir embalagens dos produtos da própria empresa.

+ Optar por sacolas biodegradáveis.

+ Adoção de filtros que retêm poluentes emitidos em uma determinada fase da produção industrial.

+ Extinguir o descarte de esgoto ou resíduos químicos em rios, córregos ou lagos.

+ Não contaminar o solo com produtos químicos ou qualquer outro material poluente.

+ Seguir a risca as leis ambientais do país.

+ Não adotar práticas que visem tirar vantagens em concorrências públicas. A empresa sustentável não deve, jamais aderir à esquemas de corrupção. Afinal, recursos públicos desviados por corruptos, significa menos investimentos em áreas essenciais para a população.

+ Optar por fontes de energia limpa e renovável nos processos de produção.

+ Jamais considerar raça, cor, religião, opção sexual ou qualquer outro fator como caráter discriminatório em seus processos de seleção de funcionários. Use apenas formas justas, respeitando os princípios de igualdade de direitos no processo seletivo.

+ Respeito às leis trabalhistas, fazendo o pagamento de forma justa e garantindo todos os direitos dos trabalhadores.

+ Adoção de práticas de produção que garantam a segurança dos funcionários no ambiente de trabalho.

+ Produção de mercadorias e prestação de serviços que não coloquem em risco a saúde e a segurança física ou psicológica dos consumidores.

+ Sempre informar de maneira adequada os consumidores sobre as características dos produtos vendidos ou dos serviços que prestados.

+ Dependendo do produto, adotar o sistema de logística reversa para evitar que os produtos sejam descartados no meio ambiente.

Fique de olha na prática da sustentabilidade empresarial

Antes de qualquer coisa, é preciso entender que aplicar as práticas de sustentabilidade empresarial geram um custo, mas a visão precisa ir além. É preciso enxergar isso como um investimento. Afinal, atitudes como essas podem mudar o mundo, além de melhorar a imagem da organização e atrair novos clientes.

Depois de implementadas as práticas de sustentabilidade empresarial, é preciso ficar de olho se elas vão se manter. Há uma série de atitudes que as empresas podem adotar para efetivar essas práticas, além disso, aprimorar o conceito da sustentabilidade empresarial é uma tendência.

Vale lembrar que, a sustentabilidade empresarial é de suma importância e as empresas que resolvem adotá-las, acreditam que, em conjunto com o governo, podem alcançar o desenvolvimento sustentável e uma maior qualidade de vida para as próximas gerações.

Você gostou de saber sobre sustentabilidade empresarial? Continue acompanhando nosso blog e acompanhe nossas redes sociais.